Ceará é referência nacional no controle da água oferecida à  população


O acesso dos cearenses à  água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade vem sendo garantido no Ceará por meio de açàµes contínuas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que coordena práticas em conjunto com outros órgãos. O esforço coletivo se traduz no bom desempenho do Ceará, que atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilà¢ncia da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde.


O objetivo do projeto é monitorar os fatores físicos da água com o propósito de proteger a saúde da população. No Estado, o Vigiagua é coordenado e acompanhado pela Célula de Vigilà¢ncia Ambiental da Sesa. Das quatro metas alcançadas, uma posicionou o Ceará no primeiro lugar do ranking nacional, ao lado de Santa Catarina. Os dois estados são os únicos que cumpriram 100% o objetivo de inclusão dos dados de vigilà¢ncia das formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilà¢ncia da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiagua. Essas informaçàµes dão conta das maneiras de acesso à  água, inclusive de alternativas como carros-pipa, chafarizes, dessalinizadores, entre outras.


“Estamos todos num esforço para melhorar a qualidade do serviço da Vigilà¢ncia Ambiental e é gratificante constatar que o Estado está conseguindo se manter bem com as metas nacionais e está crescendo no Vigiagua desde 2005, quando o programa começou no Estado”, aponta Sérgio Murilo Martins, orientador da Célula de Vigilà¢ncia Ambiental da Sesa. â€œà‰ um trabalho em conjunto. Temos uma parceria muito boa com os municípios, com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)”, detalha Sérgio, apontando que o trabalho une também entidades como Defesa Civil e o Exército Brasileiro.


Equipe da Célula de Vigilà¢ncia Ambiental da Sesa em Santa Quitéria


Para cumprir as metas do Plano Nacional de Saúde, a Sesa realiza capacitaçàµes sobre a importà¢ncia das açàµes de cadastros, acompanhamento dos resultados dos controles dos sistemas e elaboração de soluçàµes coletivas de abastecimentos. Além disso, a Secretaria orienta sobre os procedimentos de coletas e preservação das amostras de água, define plano de amostragem e atua pela inserção dos resultados das análises no Sisagua.


Assim como a meta da inclusão de dados de vigilà¢ncia, o Estado alcançou resultado positivo no trabalho de inserir dados de controle dos municípios no Siságua e no propósito de estruturar os dados de cobertura de água potável para a população. O Ceará conquistou ainda o objetivo de desenvolver regularmente açàµes de vigilà¢ncia da qualidade da água para consumo humano.


“O Estado tem oferecido todo o apoio de capacitação, orientação e apoio laboratorial para poder realizar as análises e para que as açàµes possam ser realizadas pelos municípios. A gente acompanha no dia a dia as açàµes realizadas através do sistema Sisagua, que guarda as informaçàµes de cadastro, controle e vigilà¢ncia”, afirma Sérgio, completando que as coletas são feitas mensalmente num trabalho que envolve indicadores como taxa de coliformes fecais e de cloro.


Fonte: Governo do Ceará