O sertão cearense viveu um momento histórico na tarde desta quarta-feira (10). As águas da Rio São Francisco, liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará no último dia 1º, chegaram ao açude Castanhão e devem beneficiar cerca de 4,5 milhàµes cearenses.
Para o governador Camilo Santana “esse é um momento histórico para o nosso estado. A chegada das águas da Transposicão do São Francisco foi uma luta de todos os cearenses e, agora, vai beneficiar mais de 4,5 milhàµes de pessoas em várias regiàµes do Ceará e proporcionar a nossa segurança hídricaâ€.
A estimativa inicial era que o desague no açude Castanhão acontecesse em 30 dias, mas o prazo foi adiantado devido as chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira o processo de transferência das águas aconteceu de forma mais rápida pelo fato das calhas dos rios estarem bem úmidas e com bastante fluxo natural. “A escolha do segundo semestre para realizar a transferência das águas foi exatamente por conto desse fluxo, que além de adiantar o processo ainda evitou que acontecesse perdas por evaporação ou infiltraçãoâ€.
Antes da chegada ao açude Castanhão as água do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o dia 1º, onde foi aberta a comporta do Cinturão das Águas, e vão continuar com o monitoramento do nível do açude Castanhão para medir a vazão que vai entrando no reservatório.
Fonte: Secretaria dos Recursos Hídricos - Governo do Ceará