Centro-norte do Ceará apresenta maiores condições de chuva para este fim de semana


Casos eja confirmada, aproximação da ZCIT pode trazer mais chuvas (FOTO: à‰rico Frota)


As áreas do Ceará localizadas na porção centro-norte deverão apresentar maiores condiçàµes de chuva em relação às demais neste fim de semana.

Conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as condiçàµes de tempo indicam que as precipitaçàµes deverão atingir de 5 a 20% da área, que inclui litoral, Maciço de Baturité, Ibiapaba e ainda o norte do Sertão Central. Já nas demais, a maior probabilidade é apenas de céu variando entre claro e parcialmente nublado.

De forma geral, a previsão para os próximos dois dias se dá pela tendência de formação de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlà¢ntico e do leste do Nordeste Além disso, a disponibilidade de umidade e calor junto com a brisa marítima e os efeitos locais como relevo poderão contribuir para a ocorrência de chuva.

Porém, a Funceme aponta expectativa de mais instabilidade nas condiçàµes de tempo entre a noite de sábado (10) e a manhã de domingo (11), pois os resultados de modelos numéricos de previsão indicam aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que pode colaborar para chuvas mais expressivas, mesmo que ainda restritas ao centro-norte.


Fonte: FUNCEME