Águas do São Francisco chegam ao açude Castanhão


O sertão cearense viveu um momento histórico na tarde desta quarta-feira (10). As águas da Rio São Francisco, liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará no último dia 1º, chegaram ao açude Castanhão e devem beneficiar cerca de 4,5 milhàµes cearenses.


Para o governador Camilo Santana “esse é um momento histórico para o nosso estado. A chegada das águas da Transposicão do São Francisco foi uma luta de todos os cearenses e, agora, vai beneficiar mais de 4,5 milhàµes de pessoas em várias regiàµes do Ceará e proporcionar a nossa segurança hídrica”.


A estimativa inicial era que o desague no açude Castanhão acontecesse em 30 dias, mas o prazo foi adiantado devido as chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira o processo de transferência das águas aconteceu de forma mais rápida pelo fato das calhas dos rios estarem bem úmidas e com bastante fluxo natural. “A escolha do segundo semestre para realizar a transferência das águas foi exatamente por conto desse fluxo, que além de adiantar o processo ainda evitou que acontecesse perdas por evaporação ou infiltração”.



Antes da chegada ao açude Castanhão as água do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o dia 1º, onde foi aberta a comporta do Cinturão das Águas, e vão continuar com o monitoramento do nível do açude Castanhão para medir a vazão que vai entrando no reservatório.


Fonte: Secretaria dos Recursos Hídricos - Governo do Ceará