Cenário meteorológico segue apontando chuvas pouco abrangentes


Sul do Ceará pode apresentar precipitações (FOTO: Marciel Bezerra)


O Ceará segue com condições meteorológicas favoráveis a chuvas pouco abrangentes. Conforme previsão realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de precipitações pontuais até o próximo sábado (22).

Para esta sexta-feira (21), as áreas com maiores chances de registros de chuva são a faixa litorânea, Maciço de Baturité (entre a madrugada e o início da manhã), o sul da região Jaguaribana (tarde) e Cariri (final da tarde e noite). Neste momento, a expectativa é de precipitações de intensidade, majoritariamente, variando entre fraca e moderada.

Já para o sábado, a Funceme aponta possibilidade de chuva ao longo do litoral na macrorregião do Cariri entre madrugada e ínio do dia.

A atual previsão se dá, de forma geral, ao efeito de brisa terrestre e à proximidade de áreas de instabilidade provenientes do oceano Atlântico. No sul do Estado, a fatores físicos locais, como relevo e temperatura, além do posicionamento de uma Frente Estacionária (superfície frontal que separa duas massas de ar com características diferentes e pouco deslocamento) que está entre a Bahia e Sergipe, a qual influencia em maior nebulosidade nas áreas mais ao sul do Ceará.


Fonte: FUNCEME