Condições de tempo apontam para registros de chuva em todas as regiões no feriado


Posicionamento da ZCIT não deve colaborar para chuvas expressivas e de forma generalizada (FOTO: Marciel Bezerra)


O feriado de Tiradentes, celebrado nesta quarta-feira (21), deve apresentar condições para registros de chuva em todas as macrorregiões ao longo do dia com intensidade variando entre fraca e moderada, ocasionalmente mais forte principalmente na porção oeste do Estado.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os resultados de modelos numéricos indicam que a faixa litorânea deverá apresentar precipitações isoladas entre a madrugada e o início da manhã.

Ao longo do dia, além de registros chegando a mais de 50% de cada região, espera-se que áreas da Ibiapaba, Litoral Norte e oeste do Sertão Central e Inhamuns concentrem as precipitações mais expressivas.

A tendência de chuvas menos abrangentes mais ao norte do Ceará se dá pela atual posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano. Posicionada em torno de 1°N, ela não influencia tanto as condições do tempo, entretanto, a expectativa é pela atuação de áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste, associada a fatores locais como temperatura e relevo.


Fonte: FUNCEME