Nossa História
O SAAE é uma pessoa jurídica de direito público, disciplinada pela Lei Federal 4.320/64, Lei 8.666/93, Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) e também por algumas portarias editadas pelo Prefeito Municipal.
O SAAE de Solonópole foi criado no dia 20 de outubro de 1967, através da Lei Municipal, n.º 17/67, convênio firmado com a FSESP, hoje denominada Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, órgão do Ministério da Saúde, que deteve poderes para exercer o controle técnico e administrativo do sistema de abastecimento de água deste Município, até a retomada da Autarquia pela Prefeitura Municipal, em 25 de março de 1999.
Autarquia Municipal com personalidade jurídica própria dispondo de autonomia econômico-financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos em Lei. Desde a sua criação, de 1967 aos dias atuais, o SAAE foi dirigido e administrado por 17 diretores.
Atividades principais:
- Abastecimento de água tratada;
- Manutenção das redes de distribuição de água;
- Coleta e tratamento de esgoto;
- Coleta e destinação final dos resíduos (lixo).
Missão:
Oferecer a comunidade serviços de saneamento com excelência, promovendo a sustentabilidade dos recursos naturais.
- Universalização do acesso aos serviços de água e esgoto;
- Articulação com as políticas de desenvolvimento urbano;
- Sustentabilidade econômica;
- Transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios eficientes;
- Respeito ao controle social;
- Segurança, qualidade e regularidade nos serviços prestados.