Nossa História

O SAAE é uma pessoa jurídica de direito público, disciplinada pela Lei Federal 4.320/64, Lei 8.666/93, Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) e também por algumas portarias editadas pelo Prefeito Municipal.
 
    O SAAE de Solonópole foi criado no dia 20 de outubro de 1967, através da Lei Municipal, n.º 17/67, convênio firmado com a FSESP, hoje denominada Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, órgão do Ministério da Saúde, que deteve poderes para exercer o controle técnico e administrativo do sistema de abastecimento de água deste Município, até a retomada da Autarquia pela Prefeitura Municipal, em 25 de março de 1999.
 
    Autarquia Municipal com personalidade jurídica própria dispondo de autonomia econômico-financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos em Lei. Desde a sua criação, de 1967 aos dias atuais, o SAAE foi dirigido e administrado por 17 diretores.

Atividades principais:

  • Abastecimento de água tratada;
  • Manutenção das redes de distribuição de água;
  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Coleta e destinação final dos resíduos (lixo).

Missão:

Oferecer a comunidade serviços de saneamento com excelência, promovendo a sustentabilidade dos recursos naturais.

  • Universalização do acesso aos serviços de água e esgoto;
  • Articulação com as políticas de desenvolvimento urbano;
  • Sustentabilidade econômica;
  • Transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios eficientes;
  • Respeito ao controle social;
  • Segurança, qualidade e regularidade nos serviços prestados.